Facebook Twitter Google RSS

28 outubro 2007

Arte de Matar

Áurea     10:33  4 comments

O artista de Costa Rica, Guillermo Vargas (apelidado de Habacuc) tem sido o alvo de polêmicas. O que ele fez? Prendeu um cachorro com uma corda no meio de uma galeria em Nicarágua. Sem água ou comida, o cachorro, capturado em um bairro pobre da capital da Nicarágua, morreu. Habucuc chamou isso de "arte". Isso é criativo? Matar um cachorro de fome? E pior: os visitantes e os organizadores da exposição nada fizeram para impedir que o vira-lata morresse!

Agora, a crueldade tomou conta de discussões na internet e de páginas de blogs. Os "aumigos" e todas as pessoas que repugnam a atitude do artista podem assinar a petição que está rolando online, para que o artista não participe da Bienal Centroamericana Honduras 2008, onde deveria ser um dos representantes da Costa Rica.

"Para mim, o importante é a hipocrisia das pessoas: um animal assim se converte em foco de atenção quando eu coloco num lugar onde as pessoas vão ver arte, mas não quando ele está na rua morto de fome", afirmou Habacuc.

Animal abandonado tem um montão mesmo. E as pessoas podem, sim, adotar um cão em vez de comprar um. Mas matar um pobre cão para chamar a atenção para o assunto, não, né?!! Há muitas instituições, ONGs e blogs que divulgam a adoção de cães, sem precisar cometer nenhum crime. Veja algumas delas aqui:

Arca Brasil

Cão sem Dono

Pró Cães

Vira-Lata

Adote

Fonte: Planeta Sustentável

,

Áurea


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Ut odio. Nam sed est. Nam a risus et est iaculis adipiscing. Vestibulum ante ipsum faucibus luctus et ultrices.
View all posts by Naveed →

4 comentários :

  1. Pode ser até arte pra ele, então ele vai pegar os mendigos na rua e fazer o mesmo???
    Hipócrita é ele isso sim!
    Bom domingo e boa semana áurea, beijos

    ResponderExcluir
  2. Muitos animais, incluindo os cachorros são vetores de zoonoses e endemias. Trabalho no controle dessas doenças. Os cãe errantes são sim um grande problema de saúde pública, principalmente para a Raiva e as Leishmanioses.
    Os centros de controles de zoonoses dos municípios tentam recolhê-los, alguns tem um programa de adoção dos animais saudáveis, mas em alguns casos é preciso promover a "eutanásia" do cão a bem da saúde pública. Isso é feito por força de lei, indolor e sob responsabilidade de profissional médico-veterinário capacitado.
    Achar que qualquer nicaraguense que se auto-intitule "artista" vai submeter animais a crueldade a título de "arte" é subestimar a nossa inteligência e sensibilidade.
    Por que ele "título de arte" não comete um suicído público?
    Aí sim, estaria fazendo um bem à humanidade e ficaria imortalizado como "mártir" da arte de ponta de esquina.
    E tenho dito.
    Àurea, querida,
    Obrigado pelo seu enorme carinho e da suas amigas, que agora também são minhas amigas, que me brindam como você, com com gentis palavras de incentivo e me premiam com links nos seus lindos espaços.
    Você não é apenas uma "sócia vitalícia" do By Osc@r Luiz, mas uma maravilhosa e reconhecida colaboradora dele, e que se há sucesso, uma parte dele, deve-se a você.
    Muito obrigado por tudo.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Áurea
    li sobre isso hoje acho que na Veja e me choquei profundamente, tenho meus cachorros que são como filhos um deles estou cuidando por causa de uma gravidez psicológica a coitadinha sofre tanto de dor agora imagina esse animal acorrentado vendo as pessoas olhar pedindo o minimo de gesto...e ninguem fez nada!! Que ser humano chama isso de arte? Isso é assassinato com a cumplicidade de todos que viram!
    beijo

    ResponderExcluir
  4. Simpática e Doce Amiga:
    Realmente, amiga Simpática Áurea, é inconcebível uma atitude tão agressiva, assassina e sem sentimentos da parte da chamada "Arte" que não tem nada a ver com esta situação deplorável e sem escrúpulos.
    Simplesmente, abominável e condenável aos olhos do Mundo.
    Onde está a dita"Arte"? Não a vejo em nenhum lado, nem no coração ou Alma daquele bruto e insensível Cidadão, se lhe podemos chamar assim.
    Não! Há algo a fazer. Muito a fazer, digo.
    A Áurea sempre atenta divulgou com oportunidade e justiça este caso.
    Outros deverão dar-lhe continuidade. Imprescindíel. Urgente. Necessária para que os animais, muitos deles, melhor que certas pessoas, possam existir em paz e harmonia ao nosso lado.
    Quando precisam deles chamam-nos.
    Ajudam na detecção e descoberta preciosa e valorosa de pessoas em situações delicadas(Terramotos, catástrofes, afogamentos, droga...) e só aí lhes dão o valor devido? Que tipo de oportunismo é este?
    Para o resto, os cãos são meros cães e basta.
    E, eu digo: Basta de atrocidades.
    Amem-nos e respeitem-nos como deve ser. Só assim "O Melhor Amigo do Homem" terá dignidade e segurança merecidas.
    Parabéns, amiga Áurea. Parabéns!
    Beijinhos amigos de muita estima e consideração pelo que é e representa para todos nós. Tem valores de Cidadania e civismo exemplares que registo com encanto e delícia.

    O sempre presente

    pena

    ResponderExcluir

COMENTE À VONTADE!
MAS NÃO ASSINE COMO ANÔNIMO, ASSIM FICA DIFÍCIL DE RESPONDER PARA VOCÊ!

Recent news

About Us

Proudly Powered by Blogger.