Facebook Twitter Google RSS

01 dezembro 2007

Blogagem Coletiva: 1º de Dezembro Dia Mundial de Luta contra a Aids

Áurea     16:40  6 comments

1º de Dezembro – Dia Internacional de Luta contra a Aids

O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Por que o laço vermelho como símbolo?

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.

O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.

Foi usado publicamente, pela primeira vez, pelo ator Jeremy Irons, na cerimônia de entrega do prêmio Tony Awards, em 1991. Ele se tornou símbolo popular entre as celebridades em cerimônias de entrega de outros prêmios e virou moda. Por causa de sua popularidade, alguns ativistas ficaram preocupados com a possibilidade de o laço se tornar apenas um instrumento de marketing e perdesse sua força, seu significado. Entretanto, a imagem do laço continua sendo um forte símbolo na luta contra a aids, reforçando a necessidade de ações e pesquisas sobre a epidemia.

Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.

Inspirado no laço vermelho, o laço rosa se tornou símbolo da luta contra o câncer de mama. O amarelo é usado na conscientização dos direitos humanos dos refugiados de guerra e nos movimentos de igualdade. O verde é utilizado por ativistas do meio ambiente preocupado com o emprego da madeira tropical para a construção de sets na indústria cinematográfica. O lilás significa a luta contra as vítimas da violência urbana; o azul promove a conscientização dos direitos das vítimas de crimes e, mais recentemente, o azul vem sendo adotado pela campanha contra a censura na Internet. O laço branco representa a campanha internacional “Homens pelo fim da violência contra a mulher”, lançada no Canadá há vários anos.

Além da versão oficial, existem quatro versões sobre sua origem. Uma delas diz que os ativistas americanos passaram a usar o laço com o “V” de Vitória invertido, na esperança de que um dia, com o surgimento da cura, ele poderia voltar para a posição correta. Outra versão tem origem na Irlanda. Segundo ela, as mulheres dos marinheiros daquele país colocavam laços vermelhos na frente das cassa quando os maridos morriam e combate.

Com todas essas variações, o mais importante é perceber que todas essa causas são igualmente importantes para a humanidade.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos os povos sobre a pandemia de Aids. As atividades desenvolvidas nesse dia visam divulgar mensagens de esperança, solidariedade, prevenção e incentivar novos compromissos com essa luta. A iniciativa foi referendada pelo Sistema das Nações Unidas, por meio da Assembléia Mundial de Saúde, e tem o apoio dos governos e organizações da sociedade civil de todos os países. A cada ano, a OMS elege a população/grupo social que registra o maior crescimento da incidência de casos de HIV/aids e define para uma campanha com ações de impacto e sensibilização sobre a questão.

Fonte: (http://www.aids.gov.br/final/dia_mundial/dia_mundial.htm)

Image and video hosting by TinyPicA campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids de 2007 tem como foco principal os jovens entre 14 e 24 anos.

A intenção é afirmar os direitos do jovem de viver sua sexualidade e de ter acesso ao preservativo e a informação. A abordagem se soma aos esforços para munir a juventude dos conceitos de prevenção e de direitos humanos, refletidos em projetos como o Saúde e Prevenção nas Escolas e nas ações de parceiros do governo e em ações da sociedade civil e de organismos internacionais.

Image and video hosting by TinyPic


Estes são os folders da Campanha do Ministério da Saúde do ano de 2007 para uma melhor conscientização dos jovens.



Para visualizar melhor os folders clique nas imagens.





É importante que todos tenhamos consciência de que a disseminação da AIDS aconteceu e ainda acontece com maior intensidade nos países menos desenvolvidos e mais pobres, devido ao pouco acesso à informação que suas populações têm. Este problema é, além de um problema de saúde um problema social!

Esse post faz parte da campanha de blogagem coletiva à convite da Amiga Guga Flaquer.

Fonte: Ministério da Saúde - Aprenda sobre HIV e AIDS

Para entender melhor sobre a AIDS clique: http://www.aidsbrasil.com/


, ,

Áurea


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Ut odio. Nam sed est. Nam a risus et est iaculis adipiscing. Vestibulum ante ipsum faucibus luctus et ultrices.
View all posts by Naveed →

6 comentários :

  1. Querida, parabéns pelo seu engajamento!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Brilhante atitude. Sensacional, Amiga Áurea:
    A divulgação de uma grandiosa catástrofe que vivem os Seres Humanos que contrairam HIV/aids.
    Um gesto admirável de divulgação e alerta.
    Os jovens têm que serem sesibilizados e esclarecidos contra esta doença. A rebeldia dos actos que inconscientemente fazem, por vezes, em alturas das suas vidas que são preciosas, necessitam de amparo, compreensão e alerta.
    Excelente, amiga deslumbrante Áurea.
    É pessoas como você que devemos respeitar muito pelos actos relevantes de uma importância grandiosa solidária e preocupada.
    Parabéns.
    Um Bem-Haja pelo que significa. Imenso!
    Obrigado por ser assim.
    Beijinhois amigos de encanto, amizade e ternura.
    Um admirador atento ao que escolhe e suscita num maravilho sentir e estar
    Respeitosamente

    pena

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei com a ligeira impressão que o meu comentário não tinha ido e retornei para conferir se havia moderação. Mas daí procurei a postagem que me passou o meme e vi que lá o comentário foi adicionado na hora. Que será que fiz de errado, espero que este vá!
    Aurea, eu te adicionei à postagem dos amigos da blogosfera. Espero que não se importe! Beijus

    ResponderExcluir
  4. Meme pra vc lá no Desabafos. Passa lá! http://aninhagoulart.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Ficou perfeito o seu post, Aú! Informativo e completo. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. oi querida.

    obrigada pelo presente...

    calma ae, vou postar no mais atitudes em breve.

    se bem que ultimamente to escrevendo cada bobagem..
    mesmo assim obrigada.

    ResponderExcluir

COMENTE À VONTADE!
MAS NÃO ASSINE COMO ANÔNIMO, ASSIM FICA DIFÍCIL DE RESPONDER PARA VOCÊ!

Recent news

About Us

Proudly Powered by Blogger.