Facebook Twitter Google RSS

20 fevereiro 2008

Armazenar não é Preciso

Áurea     21:57  5 comments

Li hoje no site da Superinteressante uma matéria no blog Planeta Sustentável sobre o armazenamento ilimitado do "São Gmail" filhinho do "São Google". Não gosto de ficar guardando e-mails antigos, inúteis e vi que assim estou contribuindo para o meio ambiente!

A matéria começa assim:

"Quantos e-mails estão arquivados na sua conta do Gmail? Milhares, não? Quando o Google lançou seu serviço de e-mail, a idéia era estimular a cultura do “não-apagar”. Ou seja, com muito espaço para o usuário, ele não precisaria se preocupar em deletar as mensagens que recebe, mas sim em taggea-las e guardá-las para todo o sempre. O que parece um ótimo serviço, pode ter se tornado um vilão para o meio ambiente."

O Link é esse: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/74153_post.shtml
Mas você pode terminar de ler sobre este assunto interessante clicando aqui em baixo e depois dê uma olhada no link onde vai encontrar muitos assuntos "Superinteressantes"

"A equipe do nosso querido TreeHugger levantou a questão: qual será o consumo de energia que esses e-mails arquivados geram? Afinal, todos os bits, bytes, megabytes ou sei-lá-qual-tamanho-dos-arquivos precisam ficar armazenados em um servidor. O servidor, por sua vez, precisa de energia para guardar esses dados. A lógica é simples: quanto mais dados, então, mais servidores e, conseqüentemente, maior o consumo de energia.
Mark Ontkush, considerado o guru de informática da equipe do site, ficou encarregado de fazer as contas. Os números são imprecisos, mas a estimativa é um pouco alarmante. De acordo com ele, em 1999 saiu um estudo que mostra que é necessário 0,45 kg de carvão gasto em energia elétrica para armazenar 2 mb em um servidor. Essa pesquisa, contudo, sumiu da internet e está desatualizada. As novas invenções tecnológicas, segundo um outro levantamento mas de 2003, reduziram esse número para entre 10 mb e 20 mb por 0,45 kg de carvão. De qualquer maneira, a equipe do TreeHugger sabe que cerca de 3% da energia elétrica consumida nos EUA é destinada a alimentar servidores para a internet.
Não importa qual estudo está certo. É só olhar quantos megabytes estão armazenados em seu Gmail. Com certeza, é muito mais do que simples 2 mb. E para quê?"

,

Áurea


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Ut odio. Nam sed est. Nam a risus et est iaculis adipiscing. Vestibulum ante ipsum faucibus luctus et ultrices.
View all posts by Naveed →

5 comentários :

  1. Também não gosto de ficar armazendo emails demais, deixo apenas os extremamente impotantes, os demais, apagar com certeza.
    Mas essa do consumo, eu não havia pensado.
    Realmente pode ser alarmante.
    Outro boato que ouvi, foi que a capacidade exagerada, é pelo simples fato deles poderem ter acesso ao que você recebe, e fazer pesquisas em cima do que você gosta ou não, e também para saber se você não é um terrorista enlouquecido ou algo semelhante... vai saber né.
    Atualmente tenho quase 7 gigas no meu gmail, tô usando 39 MB... hahaha... droga, o que eu faço com o restante do espaço?!? hahahaha...
    Abraços e boa informaçao.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Arne,

    Também já li na superinteressante que a grande capacidade do google é para saber informações sobre as pessoas e "dominar" a internet.
    Bjks para você.

    ResponderExcluir
  3. Eu nem poderia imaginar que e-mails consumissem energia. E não consegui traduzir isso ainda. Vai além do meu entendimento! :=))) Bom fim de semana! Beijus

    ResponderExcluir
  4. Eu sinceramente amarzeno meus emails em uma pasta particular do Outlook.
    Meu gmail, hotmail, e outros estão sempre vazios. Só no yahoo que tenho alguns emails muito importante armazenados que posso precisar a qualquer momento.
    Essa informação é realmente interessante.
    Obrigada pelos prêmios ;)

    ResponderExcluir
  5. Faço minhas as palavras da Luma...
    Mas sua constante procupação com o meio ambiente, torna o seu blog e seus posts dignos do "Selo Verde" que lancei há pouco, avalizando os posts de gente que tem a mesma preocupação que você.
    Querida, quando puder passe lá no ByOL, que deixei um presentinho pra você, se te interessar, claro.
    Beijos e uma boa semana!
    Está tudo lindo aqui nesse novo template!

    ResponderExcluir

COMENTE À VONTADE!
MAS NÃO ASSINE COMO ANÔNIMO, ASSIM FICA DIFÍCIL DE RESPONDER PARA VOCÊ!

Recent news

About Us

Proudly Powered by Blogger.