Facebook Twitter Google RSS

27 fevereiro 2008

Sobre o Plágio

Áurea     19:08  5 comments

Editando este post nas linhas riscadas abaixo mantenho minha posição sobre o combate ao plágio.

Esta semana, li no blog do Carlos Lima o Leia-me alguns posts escritos por ele sobre polêmicas que algumas pessoas criaram em torno da campanha contra o plágio.
Não vejo motivos para polêmicas em torno deste assunto.
Acredito que quando ele criou a campanha quis acabar com este tipo de prática que vou descrever aqui.

Acho que muitos já sabem que crio templates para o blogger e os publico no meu blog Templates para Você de graça para que as pessoas possam baixá-los e usá-los.
Quando comecei a blogar, criei o Aukimia e queria dar a ele um estilo só meu, então estudei e aprendi a mexer no código HTML do blogger. Gostei muito de fazer isso e criar templates virou um vício, porque é legal. Gosto também de ver que têm pessoas que gostam dos meus templates e os estão usando.

Até então tudo bem, mas classifico como PLÁGIO quando uma pessoa baixa um template que eu criei -que tem no rodapé o meu link com a informação ©2007 Template feito por Templates para Você- e altera o código HTML do template colocando que o Template é de autoria dele.

Veja este exemplo:
Tem um template que eu criei que se chama: Template Green A1
Esta é sua foto.

Se quiser clique neste Link e veja este blog, vá até o final do template e veja os créditos.
Você entenderá o que quero dizer quando definimos PLÁGIO como algo que foi criação sua, alguém pega usa e ainda tem a "cara de pau" de dizer que foi ele que criou. Puxa vida! Me dá um tempo! Esta pessoa não deve saber, mas o Technorati disponibiliza o link de vários outros sites que têm o seu link por um bom tempo, mesmo que ele seja retirado, por isso consegui encontrar este blog, que também não foi o primeiro, e não sei se é o único, mas é muito chato e triste ver uma coisa destas. Sinceramente!

Só quem já sofreu com este tipo de prática entende a importância desta campanha contra o plágio.

,

Áurea


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Ut odio. Nam sed est. Nam a risus et est iaculis adipiscing. Vestibulum ante ipsum faucibus luctus et ultrices.
View all posts by Naveed →

5 comentários :

  1. "OoO"

    Aurea, já conheço o "Templates pra Você" há alguns meses, mas é a primeira vez que entro aqui no Aukimia e...

    1ª coisa que tenho a dizer: LINDO seu template. De muito bom gosto. *-*

    2º a dizer: sobre o dito plágio... Uma sacanagem isso ¬¬
    Mas o pior não chega a ser ver o plágio, mas ver o que fizeram com teu template! Eu tenho uma raiva disso... >.<

    ResponderExcluir
  2. Aurea, existiram várias campanhas anteriores a essa e após essa, existirão outras. Só acho que essa campanha não é exclusiva. E também não pode é ter data marcada para encerrar, então esse lance de adesão tem que ser eterno. Ainda não fiz a minha postagem de apoio. Só colar selinho não dá. Por falar em selinho, tenho um outro lá no blogue, da última campanha contra o plágio.
    Você já foi reclamar o seu template?
    Um dos erros do template do blogspot é tirar a bandeirinha do cabeçalho que serve para denúncias. Muitos não gostam mas é importante.
    Uma vez uma mocinha me plagiou e fui no blogue reclamar. Ela não colocou o meu link, deletou o meu comentário e não retirou a postagem. Cliquei no envio de denúncia (um formulário do terra que não pode ser retirado dos blogues hospedados lá), descrevi o que se passava e em 30 minutos o blogue foi deletado. Ah, eu fiquei com dó. Não sabia que isso ia acontecer e recebi de volta a mensagem do terra dizendo: "Seu problema foi solucionado" - se fosse assim em todos os lugares que hospedam sites e blogues, os plagiadores ficariam inibidos, não acha? Beijus

    ResponderExcluir
  3. Oi minha querida amiga!!
    Isso é muito triste, adoro o seus templates sempre que podemos vamos fazer uma visita para ver se a Au já criou mais uma coisa bacana.Admiramos seu trabalho sempre de muito bom gosto admiramos pessoas como você que se esforça para aprender algo e ainda disponibiliza sem cobrar nada em troca.Pegar o template Seria o mínimo que essas pessoas poderiam fazer além de estar utilizando o template deixasse o seu link minha amiga.
    Bom, todos os dias o Bocaberta também é copiado discaradamente muitas vezes até nossa assinatura vai junto.Plágio e cópia são um grande problema na blogosfera.Isso nos deixa muito triste.Mas não fique abatida ou triste com isso você é ótima e especial Au,pode fazer um template na hora que quiser deioxa pra lá esses copiadores sem capacidade.
    Vou indo que já falei demais (rs) um grande beijo!
    Krika

    ResponderExcluir
  4. Áurea, bom dia!

    Corretíssimo seu texto sobre o plágio. Muito se fala do plágio de textos e imagens. Porém o plágio é bem mais complexo e envolve, também, a questão dos templates. No seu caso, que não os faz com fins lucrativos, é mais que justo que, ao final, haja seus créditos.

    Grande abraço!



    André L. Soares
    .
    .
    .

    ResponderExcluir
  5. Linda e Estimada Amiga Áurea:
    Penso que já comentei um texto seu sobre a cobardia e usurpação de direitos granjeados a muito custo na criação de textos ou blogs e que, depois, sÃO usados indevidamente por pessoas indignas. No entanto, desconhecia o que acaba de expõr.
    É sem dúvida uma informação muito importante e plena de oportunidade.
    OBRIGADO por isso.
    Sempre a admirá-la e estimá-la pelo encanto

    Beijinhos de amizade

    pena
    OBRIGADO!

    ResponderExcluir

COMENTE À VONTADE!
MAS NÃO ASSINE COMO ANÔNIMO, ASSIM FICA DIFÍCIL DE RESPONDER PARA VOCÊ!

Recent news

About Us

Proudly Powered by Blogger.