Facebook Twitter Google RSS

02 março 2008

Desabrigados e cibernéticos

Áurea     19:53  4 comments



No Japão, até os sem-teto são modernos: eles dormem em cibercafés

Texto Maurício Horta

Para viciados em World of Warcraft e ciberpornógrafos, passar a madrugada numa cabine individual de uma lan house em Tóquio pode soar maravilhas. Com direito ilimitado a refrigerante, melhor ainda.

Mas, para as cerca de 5,4 mil pessoas que dormem pelo menos 4 noites por semana em lan houses japonesas, não é o computador que interessa, e sim a poltrona reclinável. São os net cafe refugees, que compõem um quinto da população sem-teto do Japão.

Dos adultos japoneses entre 25 e 34 anos, 26% viram-se com bicos – novidade trazida pela recessão japonesa e pelas reformas econômicas do ex-primeiro-ministro Junichiro Koizumi.

A maioria continua na casa dos pais, envergonhando aqueles que reconstruíram a economia do país às custas de horas extras. Sair desse ninho é difícil – sem um fiador é quase impossível alugar um apartamento e sem um endereço fixo é impossível ter um emprego formal.

O que sobra são as lan houses. Muitas têm chuveiros e, algumas, até saletas com tatame, a 100 ienes a hora (R$ 1,70). Não há vagas? Vão para um hotel-cápsula, 4 vezes mais caro, e dormem num espaço pouco maior que um caixão. O dinheiro não dá? Vão para uma lanchonete 24 horas e viram McRefugees. A necessidade bateu? Vão para uma sauna ou para uma soapland, onde funcionárias administram uma confortável massagem ensaboada.

Fonte: Superinteressante deste mês

Áurea


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Ut odio. Nam sed est. Nam a risus et est iaculis adipiscing. Vestibulum ante ipsum faucibus luctus et ultrices.
View all posts by Naveed →

4 comentários :

  1. Saudações Parceira
    Mudamos de sistema e estamos com novos endereços, atualize-os por favor. Seu blog já está devidamente linkado nos novos blogs.

    Então esses são os novos endereços:

    http://iehdoido.wordpress.com

    http://dropslight.wordpress.com

    Obrigado
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Áurea, tudo bom? Passei pra informar que o blog Semana do Amor indicou o seu blog "Aukimia" para a meme premiada criada pelo blog Trankera, como um dos melhores da blogosfera. Todas as informações estão no post: http://semanadoamor.blogspot.com/2008/03/meme-premiada-100-pratas-para-o-melhor.html
    Desejamos boa sorte e muito sucesso para o Aukimia!

    ResponderExcluir
  3. Que interessante! E eu achava que não Japão não existiam pessoas com dificuldades desse tipo...

    ResponderExcluir

COMENTE À VONTADE!
MAS NÃO ASSINE COMO ANÔNIMO, ASSIM FICA DIFÍCIL DE RESPONDER PARA VOCÊ!

Recent news

About Us

Proudly Powered by Blogger.