Facebook Twitter Google RSS

25 março 2008

Poluir é pecado!

Áurea     20:07  6 comments

Se você é daquelas pessoas que nunca consegue lembrar quais são os sete pecados capitais definidos pela Igreja Católica - gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça -, prepare-se para decorar mais um “sete list”, desta vez de pecados modernos:

- Poluição ambiental;
- Manipulação genética;
- Acumulação de riqueza excessiva;
- Geração de pobreza;
- Consumo e tráfico de drogas;
- Experimentos moralmente discutíveis e
- Violação de direitos fundamentais da natureza humana

Os chamados pecados sociais, segundo o arcebispo Gianfranco Girotti, seriam conseqüência da globalização. A lista foi divulgada no último domingo, em entrevista ao jornal da Santa Sé, L’Osservatore Romano, depois de Girotti ministrar um curso de atualização para padres confessores que, segundo a BBC Brasil, “tinha o objetivo de encorajar uma retomada da prática da confissão”.

Isso porque uma das mais recentes preocupações da Igreja é a perda do “sentimento de pecado” pelos católicos. A Universidade Católica italiana contabiliza que, atualmente, 60% dos fiéis italianos não se confessam.

Talvez a nova lista sirva apenas para incutir ainda mais medo e culpa nas pessoas – o que, teoricamente, as deixaria mais próximas da religião e da confissão. Mas o professor de Sociologia da USP – Universidade de São Paulo, Antônio Flávio Pierucci, disse à Folha de S. Paulo* que a noção de pecado social tira o que há de mais eficaz na idéia de pecado do cristianismo: a culpabilização do indivíduo.

Fato: quando todo mundo tem culpa, a gente acaba se sentindo bem menos culpado. Portanto, a estratégia é furada.

Além disso, a posição da Igreja contra a manipulação genética continua sendo um impasse quanto à decisão sobre a liberação de pesquisas com células-tronco embrionárias, no Supremo Tribunal Federal, no Brasil.

Por outro lado, o Vaticano pode ser um bom aliado para melhorar as condições do planeta ao voltar seus olhos para questões ambientais e sociais e chamar a atenção para elas.

Mas:

- Será que, em pleno século 21, a humanidade ainda precisa aprender pela punição?
- Se não for à base do adestramento e do medo, não vamos parar de poluir o planeta ou pensar sobre uma distribuição de renda mais justa?
- Em vez de se manifestar em favor do meio ambiente e por melhores condições de vida para o mundo, a Igreja tem mesmo de reavivar a visão do inferno e estabelecer o preço do pecado para que alguém faça alguma coisa pela Terra?

* terça-feira, 11 de março de 2008. Mundo – A14

Fonte: Blog Planeta Sustentável

,

Áurea


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Ut odio. Nam sed est. Nam a risus et est iaculis adipiscing. Vestibulum ante ipsum faucibus luctus et ultrices.
View all posts by Naveed →

6 comentários :

  1. OI moça sumida.

    Credo, mais pecados pra nossa lista?

    Pior que o povo ta nem ai pra isso e continua a pecar.

    ResponderExcluir
  2. Uma lição majistral de sensatez.
    Sobriedade e inequívoca importância.
    Remete à mente humana um respeito por si e pelos outros.
    Criativo. Genial. Brilhante.
    Parabéns sinceros.
    OBRIGADO por existir.
    Beijinhos amigos de muita estima para si e para os seus
    Com respeito

    pena

    É um ser soberbo de encanto e genialidade. Constrói Posts admiráveis de talento. OBRIGADO por ser assim. Como é. Tal e qual.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho essa coisa de pecado um mico que so perde em tamanho para a igreja que teima em fazer de seus dogmas verdades absolutas e indiscutiveis.

    bjks fro!

    ResponderExcluir
  4. Querida Iara, quando tento entrar no seu blog dá um erro e não consigo abrir porque tenho que reiniciar o firefox toda vez! Estou com saudades, mas meu tempo é curto, não me esqueci de você!
    *************************************
    Amigo Pena,
    Estou sem palavras para agradecer seu comentário! Você, como sempre me admira com seus comentários recheados de carinho e estima. Saiba que a estima é recíproca!
    *************************************
    Teca, Também não concordo com estas imposições da igreja com relação aos pecados. Penso que servem, exclusivamente, para manipular as massas. Mas a matéria é interessante e a crítica é válida! Né? Bjks.

    ResponderExcluir
  5. A matéria é muito interessante sim e a crítica realmente vale, Aú! Acho que a igreja católica é um tanto hipócrita, sabe? Nada contra a religião muito menos contra quem a pratica. Estou me referindo a esses absurdos. Para mim, todos esses "novos" pecados já eram pecados antes.
    Acho que eles deviam preocupar-se mais com essa legião de padres pedófilos que vemos por aí, só como exemplo...
    Desculpe o desabafo.

    Beijos minha querida!

    ResponderExcluir
  6. Falta de graça, não é? Trabalhar pra quê? Não se pode mais ficar rico? Eu heim? Será que beijar na boca ainda pode?? (rs*) Beijus

    ResponderExcluir

COMENTE À VONTADE!
MAS NÃO ASSINE COMO ANÔNIMO, ASSIM FICA DIFÍCIL DE RESPONDER PARA VOCÊ!

Recent news

About Us

Proudly Powered by Blogger.