Facebook Twitter Google RSS

06 agosto 2008

A medicina do BOM HUMOR

Áurea     18:50  6 comments

Emoções alteram a pressão sanguínea, a freqüência cardíaca e a quantidade de hormônios. Afinal, o que acontece com seu corpo com a mudança de humor?

Sempre que brigamos com uma pessoa que é importante para nós, sentimos o sangue ferver e o coração bater mais rápido. A pressão sanguínea aumenta e o sistema imunológico tem seu funcionamento reduzido. Neste momento, a pessoa tem mais chances de sofrer um ataque cardiorrespiratório. Ao contrário da raiva, a paixão e o carinho fazem com que o corpo relaxe, além de fortalecer o sistema nervoso e aliviar o estresse. O sentimento de ser amado também contribui para a recuperação do organismo e aumenta a taxa de hormônios antienvelhecedores. Veja, a seguir, como os sentimentos agem sobre seu corpo.

PAIXÃO
Cientistas da Universidade de Pavia, na Itália, descobriram que apaixonar-se eleva os níveis do fator de crescimento nervoso (NGF, na sigla em inglês). Essa substância, que atua como um hormônio, ajuda a restaurar o sistema nervoso e melhora a memória. Ela também está presente nos estados de paixão intensa e de felicidade, que traz um efeito calmante à mente e ao corpo. Infelizmente, os níveis de NGF decrescem após um ano, fazendo com que as distorções de avaliação criadas pela paixão cedam lugar à realidade.




ESTRESSE
Uma equipe de pesquisadores do University College de Londres, na Inglaterra, anunciou recentemente que o estresse eleva os níveis de colesterol, aumentando o risco de doenças. É mais um reforço a um quadro preocupante.
De acordo com Robert Sapolsky, professor de ciências biológicas da Universidade de Stanford (EUA) e especialista em estresse, níveis altos constantes de cortisol, hormônio relacionado à resposta do estresse, enfraquecem a memória e a precisão, debilitam o sistema imunológico, causam cansaço e depressão. O estresse que dura anos faz os níveis de glicose e de ácidos graxos no sangue subirem, aumentando o risco de problemas cardiovasculares e de diabete.


RISO
Cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) constataram que rir relaxa os músculos tensos, reduz a ação de hormônios causadores de estresse, abaixa a pressão sanguínea e aumenta a absorção de oxigênio no sangue. Cardiologistas do Centro Médico da Universidade de Maryland descobriram que a risada pode reduzir o risco de ataque cardíaco ao conter o estresse. Como pode movimentar 400 músculos, uma boa risada também serve para queimar calorias. Alguns estudiosos estimam que rir 100 vezes equivale a dez minutos malhando na esteira ou a 15 na bicicleta.


RAIVA
Deixar transparecer ou reprimir a raiva prejudica a saúde. Pesquisa feita em Michigan (EUA) comprovou que mulheres que suprimem a raiva têm o dobro de chance de morrer de ataque cardíaco, câncer ou derrame. A explosão de raiva dura só alguns minutos, mas causa grande impacto no nível de adrenalina, na pressão sanguínea e nos batimentos do coração, aumentando o risco de ataque cardíaco e de derrame. Formas sutis de demonstrar a raiva, como irritabilidade, impaciência e nervosismo, também fazem mal à saúde, ao debilitar o sistema imunológico e aumentar os riscos de infecção.



LÁGRIMAS

Chorar faz bem à saúde, pois alivia a tensão. Toda vez que choramos expelimos as emoções negativas (substâncias químicas) do nosso organismo, melhorando a nossa saúde. Ao menos é o que assegura William Frey, um bioquímico norte-americano. Ele comparou as lágrimas das mulheres que choravam por motivos emocionais com as das que choravam enquanto descascavam cebola e constatou que as primeiras tiveram ganhos de saúde com isso.
Exibindo altos níveis de hormônios e neurotransmissores associados ao estresse, as lágrimas delas ajudaram a baixar a pressão sanguínea e a pulsação, além de facilitar a emissão de padrões de ondas cerebrais mais sincronizadas. Com isso, Frey deduziu que o objetivo do choro emocional é eliminar substâncias químicas relacionadas ao estresse. Se isso não ocorre, a pessoa continua tensa - o que abre as portas para o enfraquecimento imunológico e para falhas da memória, além de problemas digestivos.


CIÚME
De todas as emoções humanas, o ciúme é um dos sentimentos mais fortes e corrosivos - e o mais difícil de se controlar. Enquanto os homens se tornam ciumentos quando suspeitam de competição sexual, as mulheres sentem ciúme quando suspeitam de traição emocional. "Ciúme é uma emoção complexa que mistura medo, estresse e raiva", diz a médica inglesa Jane Flemming. "Uma pessoa, no ápice do ciúme, terá aumento da pressão sanguínea, dos batimentos cardíacos e dos níveis de adrenalina e da ansiedade. Além disso, ainda haverá o enfraquecimento do sistema imunológico e a maior possibilidade de insônia."

Como LIDAR com suas emoções



• Dê um basta nas emoções negativas: quanto mais você as deixa controlar seus pensamentos, mais sofrerá, tanto psicológica quanto fisicamente.

• Se você estiver em uma discussão e se sentir estressado demais, dê uma pausa e tente encontrar um local reservado.

• Respire profundamente 15 vezes, para que o abdômen se contraia.

• Tente se concentrar na certeza de que tudo está indo bem e que você está controlando a situação. Isso pode diminuir sua freqüência cardíaca e pressão sanguínea.

• É importante reduzir o estresse. Se você está trabalhando com prazos muito curtos, tire uns cinco itens da sua lista de tarefas.

• Respiração abdominal é exercício essencial para superar certos sentimentos. Respire profundamente por alguns minutos. Você precisa relaxar e deixar suas preocupações de lado.

• Visualize momentos que sejam "positivos" e tente dirigi-los ao corpo. A mente não consegue diferenciar o estado imaginativo do real. Então, se você imaginar constantemente emoções positivas, poderá experimentar os benefícios delas como se fossem reais.

• Mentalize-se rindo e se divertindo. Quanto mais vívida for sua imaginação, mas benefícios ela trará. Outro método é repetir para si mesmo frases como "Eu me sinto mais feliz e mais livre dia após dia."


Fonte: Revista Planeta Edição 427
Pesquisa de imagens feita no Google

,

Áurea


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Ut odio. Nam sed est. Nam a risus et est iaculis adipiscing. Vestibulum ante ipsum faucibus luctus et ultrices.
View all posts by Naveed →

6 comentários :

  1. Aurea,

    Vou ter que usar a teoria do riso mais do que já uso... tenho que perder uns quilinhos rss

    O texto está muito legal e nos faz pensar o quanto é importante estarmos sempre com pensamentos positivos, menos apegados ao lado material das coisas...

    Parabéns e obrigada pelo texto.

    Rô Maia

    ResponderExcluir
  2. Sou fã numero 1 de uma boa gargalhada e meu perfil bioquimico é prova de que rir é o melhor remedio.

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Bom,... meu jeito tranquilo ás vezes me causa grandes aborrecimentos. Quando surge uma crise, sempre fico calmo, pois aprendir que se preocupar é um meio errado de resolver qualquer coisa. A palavra já sugeri Pre-ocupar a mente com problemas a fecha para soluções. Muita gente não entende isso dizendo que sou sossegado, que levo a vida na calmaria e que não participo dos problemas. Realmente não quero participara de problema nenhum, quero participar das soluções.

    ResponderExcluir
  4. Rô,
    Eu também estou precisando rir muito mais, para liberar endorfinas e perder uns quilos, porque também estou precisando.
    Este texto me chamou muito a atenção, principalmente porque tenho andado muito ocupada e pre-ocupada com meu novo trabalho, que mesmo sendo passageiro quero fazer tudo muito bem feito.
    Obrigada por estar sempre presente no Aukimia.

    ************************************

    Tequinha,
    Realmente não tem remédio melhor que uma boa risada!
    Grande bjk para Você.
    Seja sempre bem vinda ao meu espaço!

    ************************************

    Marcelo,
    Seja bem vindo ao Aukimia, estive visitando seu blog neste fim de semana e gostei muito do seu trabalho.
    Nem imagina como tenho trabalhado minha mente para seguir seu exemplo em momentos de preocupações.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Pedindo antecipadas desculpas pela “invasão” e alguma usurpação de espaço, gostaríamos de deixar o convite para uma visita a este Espaço que irá agitar as águas da Passividade Portuguesa...

    ResponderExcluir
  6. E eu tô precisando me apaixonar de novo, Aú! :)

    Beijão querida, que vc tenha um excelente final de semana!

    ResponderExcluir

COMENTE À VONTADE!
MAS NÃO ASSINE COMO ANÔNIMO, ASSIM FICA DIFÍCIL DE RESPONDER PARA VOCÊ!

Recent news

About Us

Proudly Powered by Blogger.