Facebook Twitter Google RSS

21 outubro 2009

Um triste cenário do ensino no Brasil.

Aurea     20:59  1 comment

O texto abaixo é de uma entrevista com o americano Martin Carnoy, 71 anos, doutor em economia pela Universidade de Chicago e professor na Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Em 2008, Carnoy veio ao Brasil para coordenar um estudo para entender, sob o ponto de vista do que se passa nas salas de aula, algumas das razões para o mau ensino brasileiro. Ele assistiu a aulas em dez escolas públicas no país, sistematicamente – e chegou até a filmá-las –, além de falar com professores, diretores e governantes.

"COMO NO SÉCULO XIX
Está claro que as escolas brasileiras – públicas e particulares – não oferecem grandes desafios intelectuais aos estudantes. No lugar disso, não é raro que eles passem até uma hora copiando uma lição da lousa, à moda antiga, como se estivessem num colégio do século XIX. Ao fazer medições sobre como o tempo de aula é administrado nos colégios que visitei, chamaram-me a atenção ainda a predominância do improviso por parte dos professores, os minutos preciosos que se esvaem com a indisciplina e a absurda quantidade de trabalhos em grupo. Eles consomem algo como 30% das aulas e simplesmente não funcionam. A razão é fácil de entender: só mesmo um professor muito bem qualificado é capaz de conferir eficiência ao trabalho em equipe ou a qualquer outra atividade que envolva o intelecto. E o Brasil não conta com esse time de professores de alto padrão. Ao contrário. O nível geral é muito baixo."

Para ler a entrevista na íntegra clique no texto acima que você será redirecionado para lá!

Realmente a situação da Educação é muito triste e séria.
Vemos a todo momento o grande descaso dos professores que tentam justificar o trabalho mal feito por terem baixos salários.
Pôxa vida! A educação é muito séria para ser tratada com tanto descaso.

Se não for fazer bem feito, então é melhor não fazer, não é!

Para complementar o conteúdo leia este post muito bom escrito por um professor:
Feliz dia dos professores?

Aurea


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Ut odio. Nam sed est. Nam a risus et est iaculis adipiscing. Vestibulum ante ipsum faucibus luctus et ultrices.
View all posts by Naveed →

Um comentário :

  1. A situação é mesmo lastimável. Quem está fora quer entrar, mas não tem noção da situação. Quem está dentro quer sair por não ver perspectiva de crescimento. A solução pra isso nem imagino qual seja.

    ResponderExcluir

COMENTE À VONTADE!
MAS NÃO ASSINE COMO ANÔNIMO, ASSIM FICA DIFÍCIL DE RESPONDER PARA VOCÊ!

Recent news

About Us

Proudly Powered by Blogger.